​AMAMS PEDIU AMPLIAÇÃO DA QUANTIDADE DE MUNICÍPIOS NO PROJETO RONDON

| 23 de Março de 2021 - 16:29


 
      A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) solicitou ao Ministério da Defesa a ampliação da quantidade de municípios a serem atendidos pelo Projeto Rondon e que se busque priorizar o atendimento da área mineira da Sudene com as instituições de ensino superior do Norte de Minas. O pleito do presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, foi apresentado pelos coordenadores Sérgio Nassau e Dayane Ferreira, dos Departamentos de Relações Institucionais e de Saúde da AMAMS. A proposta é que nas próximas etapas sejam liberadas três vagas para cada uma das sete microrregiões, dando um total de 27 municípios a serem atendidos. 
      A AMAMS participou da videoconferência realizada pelo coronel William Silva da Cunha, coordenador nacional do Projeto Rondon, em evento com a participação da Defesa Civil de Minas Gerais, prefeitos e secretários municipais dos 12 municípios selecionados para a etapa desse ano da Operação “Rondon das Gerais”, que será na área mineira da Sudene. As atividades estão previstas para janeiro de 2022, mas dependendo do quadro epidemiológico provocado pela Covid, quando poderá ser adiado para julho.   O prefeito de Olhos D’aguam Rone Douglas, diretor da AMAMS, lembrou que os municípios estão sofrendo muito com os impactos da pandemia do Covid 19.  A prefeita de Ibiaí, Sandra Fonseca Cardoso sugeriu que em seu município as capacitações do projeto Rondon sejam destinadas também aos agentes de endemias e alcance uma formação destinadas a incidência da doença de chagas. 
      O Programa Operação Projeto Rondon terá os municípios pré selecionados de Botumirim, Campo Azul, Cristália, Engenheiro Navarro, Grão Mogol, Ibiaí, Ibiracatu, Josenópolis, Olhos D’água, Ponto Chique, Ubaí e Varzelândia. Nesta etapa agora estão sendo enviados os Termos de Convênios e Cooperação para os prefeitos avaliarem, assinarem e devolverem a coordenação. O projeto levará aos municípios da região: Conhecimento, Cidadania, Capacitações em Saúde, Educação e Direitos Humanos, além de Oficinas sobre Tecnologia do Trabalho, Comunicação Social, etc. Os Municípios serão responsáveis por transporte, alimentação e hospedagem dos professores, monitores e acadêmicos. Cada município terá visita de duas Universidades e suas equipes.