AMAMS E AMM PROMOVEM ETAPA REGIONAL DO DESENVOLVE MINAS E DISCUTEM ECONOMIA REGIONAL

| 22 de Setembro de 2020 - 08:00

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e a Associação Mineira dos Municípios realizarão no dia 29 de setembro a etapa regional do projeto “Desenvolve Minas Gerais”, em parceria com o Governo de Minas, SEBRAE,  Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt),  Emater e Conselho Regional de Engenharia. O evento será pela via remota, em videoconferência por causa da Pandemia Coronavírus e na parte especifica do Norte de Minas a AMAMS escolheu a abordagem sobre como apoiar as atividades econômicas depois da Pandemia, com exposição do Banco do Nordeste sobre as linhas de crédito disponíveis.
O presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, prefeito de Ibiaí explica que a maior preocupação é como os prefeitos terão de agir para enfrentar os impactos da Pandemia Coronavírus, tendo em vista que várias atividades econômicas foram suspensas ou reduzidas, impactando na geração de empregos e renda. “Acredito que o Governo tem de pensar em como oferecer linha de crédito com juros diferenciados para garantir o funcionamento das microempresas, produtores rurais. Porém isso tem de ocorrer sem burocracia. Caso contrário, será uma crise mais acentuada. Propusemos convidar o BNB para expor suas linhas de crédito para a área mineira da Sudene. Esperamos que os resultados sejam promissores” – explica o presidente.
A AMAMS quer propor a Emater apresente um Plano de Desenvolvimento Rural para os municípios, para fortalecimento do trabalho rural, com seminários e encontros, capacitações técnicas, estudos e busca de experiências inovadores, promovendo o desenvolvimento econômico da zona rural, a qualificação do homem do campo e consequentemente a geração de renda para a população. Isso inclui a parceria com as Prefeituras para a comprar -os produtos como frutas e verduras e outros itens da merenda escolar, para alimentar as famílias em vulnerabilidade social e ainda as unidades de saude. 
O projeto  “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, reunirá gestores e servidores públicos  O  Desenvolve Minas Gerais é fruto de convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, que aconteceu em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. O principal objetivo do projeto, que tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, possibilitando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.