AMAMS E RECEITA CRIARÃO PONTO DE ATENDIMENTO VIRTUAL NAS CIDADES DO NORTE DE MINAS

| 15 de Janeiro de 2020 - 09:16

A Delegacia da Receita Federal em Montes Claros estabeleceu parceria na  manhã dessa terça-feira, dia 14 de janeiro, com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) para serem criados os Pontos de Atendimento Virtual do órgão no Norte de Minas, podendo atender todos 86 municípios. O assunto foi tratado durante o Seminário de Atendimento Online, realizado no auditório da AMAMS e que trouxe a Montes Claros o chefe-substituto da Divisão de Interação com o Cidadão em Minas Gerais da Receita Federal, Mário Henrique Soares de Menezes. A proposta é criar unidades avançadas de atendimento em Salinas, Janaúba e Pirapora.
O Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal poderá funcionar em conjunto com o mesmo Ponto do INSS, que foi proposto aos municípios e os mesmos funcionários. O delegado Filipe  Florencio Araujo se reuniu com o secretário da AMAMS, Ronaldo Mota e o coordenador de convênios da AMAMS, José Antônio Barbosa, quando discutiram a minuta desse convênio.  Na sexta-feira, durante reunião da diretoria, ele fará a exposição desse projeto, onde o Norte de Minas será a primeira de todo o  pais a ser beneficiado, pois a autorização para criação do Ponto de Atendimento Virtual foi dada na semana passada. Nessa quarta-feira será realizada reunião em Salinas e na quinta-feira em Janauba. A Receita Federal manterá apenas a Delegacia em Montes Claros para o atendimento físico aos usuários.
Na abertura do seminário, Ronaldo Mota observou a parceria do delegado Filipe Florencio com o Norte de Minas, pois a contribuição da Receita Federal impediu que a região perdesse volume considerável de recursos de emendas e convênios, quando foram desburocratizados os pedidos da região. Os dados da AMAMS mostram que somente em 2017 foram R$ 30 milhões. Nos três anos, esse valor sobe para R$ 60 milhões. Ronaldo Mota mostrou que esses novos mecanismo ofertados pela Receita Federal agiliza o atendimento aos municípios e usuários.
O delegado Filipe Araujo observou que a Receita Federal tem o foco no dialogo e muitas vezes as pessoas interpretam de forma errada as cobranças, quando na verdade está cumprindo a lei. A meta é agilizar o atendimento e ajudar o cidadão. O delegado salienta que os meios de acesso dos cidadãos muitos vezes são subaproveitados, por falta de informação e por isso, esse tipo de seminário pretende ajudar os usuários. O presidente do Sindicato dos Profissionais Contábeis do Norte de Minas, Neurailton Lima reforçou essa busca pelo diálogo e ainda as novidades tecnológicas oferecidas pela Receita Federal.