AMAMS participa da posse do Ministro do Turismo e espera apoio para projetos turísticos na região

| 03 de Janeiro de 2019 - 18:32

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS e prefeito de Januária, Marcelo Felix e o secretário-executivo Ronaldo Mota Dias participaram da posse do deputado Marcelo Alvaro como Ministro do Turismo, em evento realizado na tarde de quarta-feira(02/01). Ele é o único mineiro a ocupar um ministério no governo Bolsonaro e tem fortes ligações com o Norte de Minas. Além da AMAMS, várias lideranças da região participaram da solenidade. O presidente Marcelo Felix fez questão de retribuir o apoio que recebeu do Ministro Marcelo Alvaro durante sua campanha pra reeleição na AMAMS.

A AMAMS acredita que a posse de Márcelo Alvaro poderá abrir as portas para viabilizar o turismo no Norte de Minas, retirando do papel algumas obras de infraestrutura, como as pontes sobre o rio São Francisco nas cidades de Manga e São Francisco, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), como ocorreu em 1995 com a ponte de Januária; a pavimentação da estrada que liga Januária a Chapada Gaúcha interligando Brasilia com o Norte de Minas; além do Vale do Peruaçu e vários outros atrativos turísticos do Norte de Minas. No ano de 1993, o Prodetur foi criado para a área da Sudene e viabilizou a ponte sobre o rio São Francisco interlignado Januária à Pedras de Maria da Cruz.

Em seu discurso, o Ministro Alvaro Antonio explicou que o seu desafio é colocar o turismo no centro da agenda política e econômica do governo.  A continuidade de ações e programas que vem gerando resultados, como o Prodetur + Turismo, visto eletrônico, concessões de parques naturais, também estão na agenda do novo titular da Pasta. No discurso de posse, o ministro ressaltou ainda a importância do setor, como um vetor para geração de emprego, renda e desenvolvimento do país.  Um dos seus desafios é melhorar o aproveitamento das vantagens comparativas do país, reduzir o custo Brasil, dar prosseguimento às ações de ampliação da conectividade aérea, melhorar o ambiente de negócios e incentivar o empreendedorismo com a redução da burocracia.