AMAMS SERÁ SEDE DE ENCONTRO PELA EDUCAÇÃO NO SELO UNICEF

| 18 de Agosto de 2022 - 15:19

Cerca de 80 municípios da região norte do estado de Minas Gerais devem enviar representantes do setor de educação a Montes Claros nos dias 23 e 24 de agosto para participação no Encontro pela Educação no Selo UNICEF – Fortalecendo políticas públicas para crianças, que será realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS). O encontro será promovido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em parceria com o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e seu apoiador em Minas Gerais Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH) e terá como objetivo o fortalecimento das estratégias municipais de enfrentamento ao abandono e exclusão escolar e a garantia da aprendizagem.

Conforme informou a coordenadora do setor de Assistência Social da AMAMS, Laíla Souza, o encontro reunirá técnicos das áreas de saúde e educação engajados no Selo UNICEF e na Busca Ativa Escolar, a fim de compartilhar experiências, realizar estudos de caso e aprofundar o aprendizado sobre as metodologias das duas estratégias com vistas a atuar nos municípios para reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes. A coordenadora enfatizou que evasão escolar, qualidade da educação infantil, importância da busca ativa vacinal, desenvolvimento da primeira infância e proteção contra violências serão os principais temas de discussão durante o evento.

O presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, considera o evento de grande importância para os municípios. “É dever e compromisso dos gestores municipais priorizar a educação, especialmente a garantia de uma escola de qualidade ofertada às crianças e adolescentes. Eventos como este realizado pelo Unicef trazem maior conhecimento e mostram que os gestores devem acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar. Participar e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes, especialmente na escola, devem ser metas dos governos municipais, bem como a redução da evasão, uma realidade vivida na maioria dos municípios. Por isso, a importância desse encontro que será realizado aqui na AMAMS, evento que conta com nosso total apoio”. O presidente José Nilson Bispo de Sá disse ainda que a AMAMS é parceira do Unicef desde 2017 e vem contribuindo com as ações junto aos municípios da região.

Em todo o Brasil, 29 encontros acontecem até 30 de agosto em 18 estados integrantes das regiões do Semiárido e Amazônia brasileiros, reunindo mais de 5 mil técnicos de 2 mil municípios. Os encontros presenciais fazem parte da metodologia do Selo UNICEF que também inclui capacitações remotas e compartilhamento de conteúdo e instrumentos de forma contínua ao longo da edição.