CEDEC-MG ANUNCIA GRUPO ESTRATÉGICO DA SECA E VEÍCULOS DURANTE CAPACITAÇÃO NA AMAMS

| 30 de Julho de 2021 - 14:13

  A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais implantou na manhã dessa sexta-feira, 30, em Montes Claros, a primeira Regional de Defesa Civil, em iniciativa que será levada para toda Minas Gerais. O coronel Wanderlucio Ferraz, comandante da 11ª Região Militar assumiu essa regional. O evento ocorreu durante capacitação na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS). Também anunciou a criação do Grupo Estratégico da Seca, com a função de coordenar as ações de enfrentamento a seca. Com a participação do coronel Osvaldo Marques, chefe do Gabinete Militar do Governador e a tenente-coronel Graciele Rodrigues, coordenadora-adjunta da Cedec-MG. Durante o evento, o coronel Osvaldo anunciou a distribuição de 479 kits às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, com uma caminhonete, coletes e notebook, para ajudar os municípios na atuação. Serão aplicados R$ 98 milhões dos recursos do Acordo da Vale. 
No evento, o presidente da Associação dos Municípios da área Mineira da Sudene (AMAMS), José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, prefeito de Padre Carvalho, agradeceu à Cedec-MG pela iniciativa de liberar os kits, com recursos do Acordo da Vale, pois existem muitas COMDECs que não contam com veículos para atuar. Ele lembrou que o Norte de Minas sempre convive com os danos causados pela seca, que nos últimos 10 anos tem se intensificado e por isso, a AMAMS tomou a iniciativa de pedir ao Governo Federal a liberação de recursos para construir 1 milhão de barraginhas e a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro deverá anunciar em setembro, na visita a Montes Claros.
Durante a capacitação, o coronel Osvaldo mostrou a importância da Defesa Civil Municipal no primeiro atendimento dos casos que ocorrerem, com a criação do Plano de Contingenciamento. Ainda no evento, o coronel Osvaldo anunciou que o Estado está adquirindo 4.000 cisternas de polietileno, com capacidade de armazenar 16 mil litros, a ser usada na assistência as famílias afetadas pela seca, mas o critério será técnico. 
      No caso dos kits, os 479 municípios serão atendidos com base em ranqueamento com a pontuação definida por critérios técnicos. Os pequenos municípios pediram a ele para rever essa situação, pois os municípios maiores não precisam do kit, enquanto os pequenos tem dificuldades de cumprir as exigências para alcançar a pontuação.