CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

| 15 de Julho de 2019 - 09:08

Municípios do Norte de Minas fazem Moção para Estado Bancar Participação nas Conferências de Assistênci Social

     Os Municípios do Norte de Minas decidiram fazer uma moção para que o Estado custeie as despesas com alimentação, hospedagem e transportes da região para as Conferencias Regional e Estadual de Assistência Social, a serem realizadas em agosto e outubro desse ano. Cada município tem de mandar dois delegados, um do poder público e outro da sociedade civil. A decisão foi tomada no Encontro Preparatório para as Conferências de Assistência Social, realizada no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), pela manhã do último 15 de Julho 2019. A representante regional do Conselho Estadual de Assistencia Social, Sandra Veloso, denunciou que o Governo Federal não pretende promover a Conferência Nacional, provocando impactos para a sociedade.
Na abertura do evento, o prefeito de Lagoa dos Patos- MG José Raul Reis, diretor da AMAMS e presidente da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF), salientou a importância desse evento, tendo em vista a retenção dos recursos Estaduais e Federais. Os dados apresentados por ele é que o Norte de Minas tem aproximadamente R$ 20 milhões retidos do Piso Mineiro.
     A diretora regional da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Suzana dos Anjos Pereira reforçou a importância da realização das Conferência,  mesmo com a crise financeira, pois é o local onde se discuti o co-financiamento.
Laila Tatiane coordenadora do Departamento de Políticas Sociais da AMAMS,  abordou sobre a articulação em rede, pois assim à uma garantia a proteção integral dos usuários a que dela necessita, a troca de saberes entre os envolvidos, contribui positivamente e efetivamente à garantia de direitos, a interação  visa ações e trabalhos em conjuntos,  cada fio da rede desempenha um papel especifico, cada órgão e cada serviço tem a sua função, neste sentido deixou a reflexão aos participantes para propor ações que contribua para a construção e articulação deste.