DEPUTADOS SE JUNTAM PARA ELEGER PRESIDENTE DA AMAMS, MAS A UNIÃO DOS PREFEITOS FOI MAIS FORTE

| 17 de Dezembro de 2018 - 17:43

O prefeito Marcelo Felix, de Januária, foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, tendo vencido o candidato Mario Osvaldo Rodrigues Casassanta, prefeito de Francisco Sá, por 20 votos a 19. Ele é o 19º presidente eleito da AMAMS  e exercerá o mandato no biênio 2019/2020. Apesar de diversos deputados da região terem se juntado na tentativa de eleger o presidente que melhor atendesse aos seus interesses, a união dos prefeitos se fez valer, elegendo o prefeito escolhido pela maioria para representá-los, não permitindo que essa interferência prejudique a entidade.
 
O presidente eleito pediu mais união dos prefeitos da Área Mineira da Sudene, pois entende que nesse momento de crise vivida pelos municípios, há necessidade de trabalharem juntos, assim como anunciou que solicitou uma audiência ao governador eleito, Romeu Zema, para discutir os problemas da região. Apesar da movimentação nos bastidores, a eleição foi tranqüila. 

O presidente  Marcelo Felix será empossado oficialmente no dia 12 de janeiro. Ele está na presidência da AMAMS desde abril desse ano, quando assumiu o lugar do então presidente José Reis, prefeito de Bonito de Minas, que se afastou do cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. A abertura da assembleia ocorreu pontualmente às 10 horas, com 43 municípios presentes, no entanto, como havia dúvidas quanto á adimplência do município de Bonito de Minas, o mesmo não participou da votação, Assim, votaram apenas 42 prefeitos. O presidente Marcelo Felix declinou a presidência da assembleia passando a condução ao prefeito Marcos Antonio Andrade, de Ubai. Que logo em seguida deu a pal avra aos condidatos para que apresentassem suas propostas.

Na sua mensagem, Marcelo Felix salientou que ao tomar posse em abril, teve que realizar ajuste financeiro na entidade, para se adaptar a crise provocada pela queda dos recursos e retenção de verbas dos municípios. Justificou que a Área Mineira da Sudene deve permanecer unida, diante das posses do novo Presidente da República, Jair Bolsonaro e do governador Romeu Zema. O candidato Mario Osvaldo em seguida apresentou as suas propostas.
 
A chapa eleita é formada por Marcelo Felix Alves de Araújo, prefeito de Januária e tem como 1º vice-presidente, José Nilson Bispo de Sá, de Padre Carvalho; 2º vice-presidente Larravardierie Batista, de Ibiaí. Os diretores são Hamilton Gonçalves Nascimento, de Grão Mogol; Celio Santana, de Buenopolis e José Raul Reis, de Lagoa dos Patos. O Conselho Fiscal é formado por Rone Douglas Dias, de Olhos Dágua; Eduardo Rabelo Fonseca, de Francisco Dumont e Leonardo Durães Almeida, de Japonvar, tendo como suplentes Carlos Alberto Mota Dias, de São JOão da Lagoa, Robson Adalberto Mota Dias, de Coração de Jesus e José Geraldo Alves de Almeida, de Ponto Chique.