GOVERNADOR ZEMA SE REUNE COM PREFEITOS E APOIA BR 479

| 22 de Fevereiro de 2019 - 09:52

 

O governador Romeu Zema se reuniu com os prefeitos do Norte de Minas, na manhã dessa quinta-feira, dia 21, quando anunciou apoio ao projeto de construção da BR 479, que interligará o Norte de Minas ao Centro-Oeste brasileiro; assim como recebeu pedido dos prefeitos para que o Estado libere ainda esse mês pelo menos uma parcela atrasada do ano passado do transporte escolar, para permitir que as aulas na região sejam iniciadas em março. Romeu Zema se reuniu com os prefeitos na residência do deputado estadual Zé Reis, ontem, na cidade de Bonito de Minas, na sua primeira visita ao Norte de Minas desde a sua posse. Anunciou ainda que estará em Montes Claros, dentro de alguns dias para dar posse ao prefeito Marcelo Félix, prefeito de Januária, como presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene.

 

           Na primeira escala da sua visita ao Norte de Minas, o governador desceu na cidade de Januária, vindo de Brasília, onde foi recebido pelo prefeito Marcelo Felix, de Januária e presidente da AMAMS e do deputado Zé Reis. Depois seguiu para Bonito de Minas, onde visitou a escola estadual Professor Henrique da Mota, a única do município de Bonito de Minas. Depois foi para a casa do deputado, onde se reuniu com 10 prefeitos do Norte de Minas. O foco foi a crise financeira, quando o governador explicou que está procurando colocar a casa em ordem, para não atrasar o repasse aos municípios. Citou que a retenção dos recursos constitucionais é um ato muito grave e por isso, não quer cometer o mesmo problema de quem o antecedeu. Nesse sentido, orientou sua equipe econômica a não fazer qualquer retenção desde o dia 1º de fevereiro.

 

           O governador ouviu manifestações dos prefeitos de que não conseguem colocar o transporte escolar em funcionamento, pois são serviços contratados em licitação e as empresas estão sem condições de comprar o combustível, pois são cinco parcelas de 2018 que deixaram de ser pagos. Por isso, o apelo para liberar pelo menos uma parcela do ano passado, como forma de estímulo aos fornecedores. Salientaram ainda que receberam os recursos do FUNDEB deste ano, mas não podem pagar a dívida do ano de 2018. Outro pedido foi pela BR 479, pois a Prefeitura de Januária conseguiu uma emenda de R$ 5 milhões para elaborar o projeto técnico da rodovia, mas o ex-governador Fernando Pimentel não aceitou usar esse dinheiro e nem fez o projeto. Se a verba não for aplicada até julho desse ano, terá que ser devolvida.

 

           Na sua fala, Zema ficou impressionado com a importância logística dessa rodovia, para escolar a produção do Projeto Jaíba para Brasília e o Centro Oeste brasileiro e garantiu que Minas Gerais usará a verba a disposição de Januária para fazer a licitação. Os prefeitos ainda se queixaram que o programa Mais Asfalto, para nove municípios asfaltar ruas das cidades,  deixou de ser executado em alguns municípios por retaliação política e com isso, muito serviço corre risco de ser desperdiçado. O deputado Zé Reis o pediu para manter a Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), que está sendo extinta na reforma administrativa. O governador prometeu analisar o assunto, pois reconhece a situação especial do Norte de Minas.