PREFEITOS DO NORTE DE MINAS ADEREM A MOBILIZAÇÃO MUNICIPALISTA EM BELO HORIZONTE

| 15 de Agosto de 2018 - 11:56

Os municípios do Norte de Minas decidiram aderir ao movimento dos prefeitos mineiros que será realizado no dia 21 de agosto em Belo Horizonte e para tanto, estarão com comitiva apoiando a causa. A decisão foi tomada na tarde dessa segunda-feira, durante reunião realizada na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, que contou com a participação da Associação dos Municípios do Médio São Francisco - AMMESF, que também deliberou por unir o Norte de Minas em torno dessa causa. A reunião contou com a participação de 25 prefeitos do Norte de Minas.
      
Na avaliação dos prefeitos, a retenção dos recursos pelo Estado está prejudicando a população, pois impede que as Prefeituras possam dar pleno atendimento, como no caso da educação, onde os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb, não está sendo repassado. Isso está colocando em risco o pagamento dos professores da rede municipal. A situação fica mais complicada ainda quando o impacto atinge o Transporte Escolar. Na saúde a retenção dos recursos também está afetando a assistência aos moradores.

O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, reforçou para os prefeitos que a situação econômica está se tornando insustentável e por isso, é preciso buscar uma saída. Ele reforçou que a AMAMS respeitará a decisão da maioria e mesmo assim a entidade envidará esforços para resolver a situação junto ao Estado. Depois de muitas discussões, os prefeitos aprovaram a proposta de adesão ao movimento de mobilização em Belo Horizonte e para unificar a posição da região, será confeccionada uma camisa especifica, além de ser realizado comunicado para a população através da imprensa.