Terça Feira, 17 de Janeiro de 2017

DIA DOS GERAIS: Governador Pimentel é aguardado para presidir a entrega das Medalhas

gerais-3Em sua 9ª edição, o Dia dos Gerais realizado anualmente desde 2008, no dia 8 de dezembro, eleva a cidade de Matias Cardoso, no Norte do Estado, na capital mineira, nos termos do Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011. A grande expectativa deste ano é a presença do governador do Estado de Minas, Fernando Pimentel, para presidir a solenidade de entrega das Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz.

O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal, recebeu a informação da assessoria do governador Pimentel que ele participará do evento. “O Dia dos Gerais já está em sua nona edição e ainda não recebemos a presença de nenhum governador do Estado. Caso realmente se confirme a presença do governador Pimentel, daremos um grande passo para que Matias Cardoso seja oficialmente reconhecida como o mais antigo povoamento de Minas Gerais, além da primeira igreja do Estado, dividindo a condição de primeira cidade mineira com Mariana”, destacou.

Uma das idealizadoras da comenda, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) informa que 20 personalidades masculinas e femininas serão agraciadas com as Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz respectivamente, como reconhecimento cívico do Governo de Minas Gerais àqueles que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região.

A cerimônia em Comemoração ao Dia dos Gerais e entrega das Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz terá seu início às 10 horas, na Praça Cônego Maurício, área central de Matias Cardoso.

ENTENDA
O Dia das Gerais foi criado em 2011, por meio da Emenda Constitucional 89, de iniciativa do deputado estadual Paulo Guedes e com apoio da bancada de deputados do Norte de Minas que era composta pelos parlamentares Arlen Santiago, Gil Pereira, Ana Maria, Luiz Henrique, e Carlos Pimenta. A data escolhida foi 8 de dezembro, quando se comemora o Dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Distante 685 quilômetros de Belo Horizonte, Matias Cardoso é a última cidade a margem direita do rio São Francisco. Antes da divisa com a Bahia, Matias Cardoso tem seus primórdios em meados do século 17, sendo que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1664.

Pesquisas elaboradas pelo Professor e antropólogo João Batista de Almeida Costa indicam Matias Cardoso como primeiro povoado de Minas. De acordo com registros da Arquidiocese de São Paulo e Cúria metropolitana de Salvador/Bahia, “o bandeirante paulista Matias Cardoso de Almeida e seu pai, Januário, chegaram à região provenientes da Bahia, ao subirem o Rio São Francisco. Mais tarde, o primitivo povoado se tornou um grande polo comercial e de abastecimento da colônia”.

A emancipação do município ocorreu em 27 de abril de 1992 e, na década passada, surgiu um movimento para dar ao município o lugar que merece no panorama estadual.

HOMENAGEADOS

Confira abaixo a lista dos homenageados da edição 2016, do Dia dos Gerais:

MEDALHA MATIAS CARDOSO

Hebert José Almeida Carneiro – Presidente do tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
– José Saraiva Felipe – Deputado Federal
– Odair José da Cunha – Secretário de Estado de Governo
– Gustavo Xavier Ferreira – Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais
– Rômulo de Carvalho Ferraz – Procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais
– Marcelo Eduardo Freitas – Delegado de Polícia Federal
– Francisco Eduardo Moreira – Secretário de Estado Adjunto de Governo
– Marco Antônio Viana Leite – Subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo
– Antônio Alvimar Souza – Vice-Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
– Rodrigo Maia de Oliveira – Vereador de Montes Claros
MEDALHA MARIA DA CRUZ:

– Crispiana Barbosa Lima – Senhora
– Christiane Neves Procópio Malard – Defensora Pública-Geral do estado de Minas Gerais
– Maria Leide Ferreira Souza – Diretora da Escola Estadual Dona Cila
– Maria Ribeiro Pires – Advogada
– Mônica Cristine Mendes de Sousa – Prefeita eleita de São João do Paraíso
– Sandra Alves de Santana e Fonseca – Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
– Vanessa do Carmo Diniz – Promotora de Justiça
– Vânia Catani – Produtora
– Virgínia Kirchmeyer Viiera – Subsecretaria de Casa Civil da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais

PROGRAMAÇÃO

A programação do Dia dos Gerais inicia às 10 horas, com celebração da Missa Solene em homenagem à Padroeira do Município, Nossa Senhora da Conceição.
Às 11 horas, será realizada a solenidade de entrega das Medalhas, presidida pelo Governador Fernando Pimentel. O evento é aberto ao público.
Arthur Júnior
ASCOM/AMAMS
Norte de Minas, quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

AMAMS – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene
Av. Major Alexandre Rodrigues, nº 416 – Ibituruna – Cep: 39.401-301
Montes Claros/MG – Tel:(38)3212-2219
E-MAIL – ascom.amams@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *