AMAMS ADERE À CARAVANA DE COMBATE À FOME LANÇADA PELO TJMG E MPMG

| 26 de Agosto de 2025 - 11:25

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) aderiu, nesta segunda-feira (25/08), em Belo Horizonte, à Caravana de Combate à Fome, iniciativa criada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O presidente da entidade e prefeito de São João da Lagoa, Ronaldo Soares Mota Dias (Ronaldinho), representou os municípios do Norte de Minas na solenidade. Durante o evento, ele destacou que a área mineira da Sudene é a região mais carente do Estado, com um grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social, que poderão ser beneficiadas pela caravana.

 O projeto, lançado pelo TJMG e MPMG, tem como objetivo combater a fome e promover o direito fundamental à alimentação adequada, articulando ações públicas e incentivando a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A iniciativa integra a parceria firmada entre as instituições em fevereiro deste ano, por meio da Portaria Conjunta nº 52/2025, e busca reduzir as desigualdades sociais por meio de esforços conjuntos entre Judiciário, Ministério Público e sociedade civil.

 O lançamento também prestou homenagem ao bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), Dom Mauro Morelli, falecido em 2023. Reconhecido nacionalmente por sua atuação em defesa dos direitos humanos e no combate à fome, Dom Mauro presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e foi um dos idealizadores de projetos históricos, como Fome Zero e Ação da Cidadania contra a Fome, ao lado do sociólogo Herbert de Souza, o “Betinho”.

(Com informações da ASCOM/TJMG)