AMAMS CAPACITOU EDUCAÇÃO DE PIRAPORA SOBRE O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

| 26 de Março de 2024 - 10:29

O Departamento de Educação da AMAMS ministrou capacitação para diretores, vice-diretores e técnicos educacionais do município de Pirapora, no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola, Ações Agregadas e Sistemas. A capacitação aconteceu na última sexta-feira (22), no auditório da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMESF). Na capacitação foram discutidos os temas formas de Execução do PPDE e prestação de contas, a prática nos sistemas PDDE interativo, PDDE WEB E PDDE INFO ESCOLA, sistemas utilizados na gestão dos recursos.

A coordenadora do Departamento de Educação da AMAMS, Neiva de Cassia, ressaltou a importância de Pirapora, que tem um setor de educação de qualidade e se destaca em todo Norte de Minas. O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, disse que desde sua posse à frente da Amams, reforçou os departamentos técnicos e um deles foi o da Educação, onde a coordenadora Neiva agrega a experiencia de vários anos na área educacional.  O prefeito Alex César, de Pirapora, agradeceu a colaboração da Amams nesta capacitação.

O Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE foi criado em 1995, também é conhecido como PDDE Básico, atualmente é regido pela Resolução CD/FNDE/MEC nº 15, de 16 de setembro de 2021. Ela dispõe sobre as orientações para o apoio técnico e financeiro, fiscalização e monitoramento na execução do Programa, em cumprimento ao disposto na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. 

O PDDE possui caráter suplementar e consiste na destinação anual de recursos financeiros repassados às entidades participantes, cujas finalidades consistem em contribuir para o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais beneficiários que concorram para a garantia de seu funcionamento; a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica; e o incentivo da autogestão escolar e do exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social.