AMAMS COMEMORA 41 ANOS NA DEFESA POLÍTICA DO NORTE DE MINAS

| 10 de Dezembro de 2018 - 09:49

A  Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene -  AMAMS,  maior entidade microrregional do Brasil, com abrangência em 168 municípios, comemora nessa sexta-feira 07 de dezembro, 41 anos de existência. A AMAMS já teve 18 presidentes e atualmente tem o prefeito Marcelo Felix de Araújo, de Januária, como  presidente. Criada em 7 de dezembro de 1977, a entidade tem uma relação histórica mais antiga:  no ano de 1960 o Governo decide criar a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, por iniciativa do então presidente Juscelino kubitschek, nascido em Diamantina, em pleno coração do sertão mineiro.

Os incentivos ofertados pela Sudene, como a isenção do Imposto de Renda e ainda a privilegiada posição geográfica da área mineira da Sudene, atraiu investidores para esse esquecido sertão, declamado em versos e prosas por João Guimarães Rosa.  Foi a necessidade de dotar o Norte de Minas de infra-estrutura para esse boom industrial que levou o Governo de Minas a propor a criação de uma entidade que reunisse os 42 prefeitos da área mineira da Sudene.
 
Dentre os prefeitos fundadores estavam, Antônio Lafetá Rebello (Montes Claros), Cristiano Azevedo Relo (Pirapora), Fialho Pacheco (Juramento), Feliciano Oliveira (Francisco Sá), Wildemar Maximínio da Cruz ( Janaúba) e Almelício Santana (Montes Azul). No total foram 42 municípios fundadores.  A reunião foi presidida por Marcelo José Martins Furtado de Souza, diretor da Sudene em Minas Gerais, sendo realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros.

A AMAMS foi criada por um grupo de prefeitos que apostava na idéia de unir forças para aumentar o poder de reivindicação e representação dos municípios da região junto aos governos estadual e federal. Com as emancipações que surgiram desde então recebeu mais municípios, e contou ainda, com a adesão de outros municípios como Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício, do médio Rio das Velhas. A região de abrangência da Associação conta atualmente com 168 municípios que ocupam uma área de 24 mil 561 Km quadrados e possue uma população de mais de 1 milhão e 500 mil habitantes.

Nestes últimos anos a AMAMS participou diretamente das decisões políticas que foram importantes para o desenvolvimento da Área Mineira da Sudene, como a criação da Universidade Estadual de Montes Claros, a construção da ponte sobre o Rio São Franscisco no município de Januária e de Pedras de Maria da Cuz, a pavimentação dos trechos que ligam Montes Claros a Espinosa, Itacarambí e a Rio-Bahia; implantação do Projeto de Irrigação do Jaíba, o maior da América Latina e a construção da Usina de Irapé, apenas para citar alguns exemplos.

Da sua Diretoria Executiva foram eleitos três deputados: Arlen Santiago, que foi presidente de 1993 a 1996; Elbe Brandão, que foi secretária-executiva de 1993 a 1995; e agora José Reis Nogueira de Barros, que foi presidente de 2016 a abril de 2018. Os 18 presidentes da AMAMS foram Antonio Lafetá Rebello (Montes Claros), José Mário Pena (Francisco Sá), João Ferreira Lima (Januária), Joel Cruz Santos (Taiobeiras), Sinval Soares Leite (Claro dos Poções), Arlen Santiago (Coração de Jesus), Manoel Capuchinho Andrade (São João do Paraiso), Oswaldo Fernandes (Salinas), Ronaldo Mota Dias (São João da Lagoa), Antonio Dias Neto (Olhos D’agua), Getulio Andrade (Brasilia de Minas), Valmir Morais de Sá (Patis), José Barbosa Zinga (Catuti), Carlucio Mendes (Mirabela), César Emilio (Capitão Eneas), Luiz Rocha Neto (São Francisco), José Reis Nogueira de Barros (Bonito de Minas) e Marcelo Felix (Januaria).

A AMAMS ao longo do tempo tem buscado cumprir o seu importante papel político e de bem representar os municípios da região. Oferecendo ainda capacitações e consultorias no aprimoramento da gestão municipal, contribuindo para a formação e aperfeiçoamento dos gestores e colaboradores municipais. Neste intuito mantém uma parceria com os órgãos governamentais, Universidades e com as entidades de classe da região. Passou a ocupar uma vaga no concorrido Conselho Deliberativo da Sudene  -Condel, inicialmente com o presidente José Reis e agora com o secretário executivo Ronaldo Mota Dias.