AMAMS E CONSÓRCIO DO ALTO JEQUITINHONHA DISCUTEM PARCERIA PARA INFRAESTRUTURA

| 22 de Fevereiro de 2021 - 12:46

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura do Alto Jequitinhonha (CIIAMAJE) começaram a formatar uma parceria na área de infraestrutura, onde os municípios do Norte de Minas seriam beneficiados com a tecnologia de microrevestimento desenvolvida naquela parte do Estado, com asfaltamento de ruas e tapa buracos, com preços mais em conta. O presidente do CIIAMAJE, Antonio Vicente de Souza, prefeito de Gouveia e o engenheiro Emerson Sales Pereira, coordenador geral do CIIAMAJE, estiveram na manhã desta segunda-feira, 22, na sede da AMAMS, quando foram recebidos pelo secretário-executivo Ronaldo Dias, da AMAMS e discutiram a formação dessa parceria.

    O CIIAMAJE se dispôs a ajudar a AMAMS e o Consórcio Inframinas, que é do Norte de Minas, a montar sua estrutura para utilizar essa tecnologia. Os dois dirigentes observam que o microrevestimento tem excelentes resultados em regiões com clima mais quente e por isso se enquadrará no perfil do Norte de Minas. Eles lembram que o CIIAMAJE faz a pavimentação de rodovias e vias urbanas, usando as técnicas disponíveis no mercado PMF e PSD, assim como o microrevestimento. O CIIAMAJE tem três equipes que atendem os 17 municípios associados. O secretário-executivo Ronaldo Dias propôs uma visita do presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho e da equipe do Departamento de Engenharia da AMAMS a Gouveia, para conhecer esse modelo.

    Desde o ano de 2019 que a AMAMS iniciou as conversações com o CIIAMAJE para formatar essa parceria e intercâmbio. O presidente do CIIAMAJE, Antonio Vicente de Souza explica que faz questão de fomentar essa situação, pois pretende fortalecer o consórcio nos moldes da AMAMS. Ele entende que o Vale do Jequitinhonha precisa seguir o modelo do Norte de Minas, com os prefeitos unidos em prol das grandes causas municipalistas. Ele lembra que o Vale do Jequitinhonha está agrupado em três associações microrregionais.