AMAMS E COPASA DISCUTEM EXPANSÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NO NORTE DE MINAS

| 18 de Julho de 2025 - 12:33

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) iniciou tratativas com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) com o objetivo de ampliar os serviços de saneamento básico na região Norte de Minas.
 
O presidente da AMAMS, Ronaldo Soares Mota Dias, que também é prefeito de São João da Lagoa, em contato  com o presidente da estatal, Fernando Passalio, falou da demanda de um grupo composto por 30 a 40 prefeitos, que enfrentam dificuldades significativas devido à ausência de redes de esgoto em seus municípios. Diante disso, os gestores demonstraram interesse em transferir a concessão dos serviços de saneamento básico para a COPASA ou para a subsidiária COPANOR.
 
Ronaldo Soares Mota Dias destacou que a AMAMS já iniciou um levantamento detalhado da situação em cada município, com o objetivo de elaborar um diagnóstico preciso da realidade regional. Na tarde de quinta-feira (17/07), a AMAMS promoveu uma reunião com o gerente regional da COPASA, Rômulo Souza Lima, para dar continuidade às discussões.
 
Atualmente, no Norte de Minas, os serviços de saneamento são executados por meio de duas modalidades: diretamente pela COPASA ou por Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs), mantidos pelas administrações municipais.