AMAMS PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO MUNICIPALISTA E COBRA ALÍQUOTA DO INSS DE 8% EM DEFINITIVO NA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DAS PREFEITURAS

| 10 de Abril de 2024 - 08:45

O vice-presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Buenópolis, Célio Santana, representou terça-feira (09/04), em Brasília, a Amams de uma mobilização convocada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), evento que teve como pauta principal a desoneração da folha de pagamento das Prefeituras. Prefeitos e gestores de várias regiões do país participaram do manifesto. 

O vice-presidente da Amams, Célio Santana, destaca que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, cumpriu com o que acordou com o movimento municipalista, não permitindo a reoneração da folha, porém por tempo determinado de 60 dias. “Nós, prefeitos e representantes de associações municipalistas devemos continuar atentos e precisamos prosseguir com a mobilização em busca de uma solução definitiva. A desoneração beneficiará os dois regimes de previdência: o Regime Próprio e o Regime Geral da Previdência, disse. 

Conforme avalia o secretário executivo da Amams, Ronaldo Soares Dias, a reoneração da folha tem sido uma das principais pautas da Amams em defesa dos municípios. “A reoneração da folha significa menos dinheiro para os municípios, isso impede investir nas despesas básicas e investimentos em infraestrutura. A manutenção da alíquota de 8% para o INSS municipal garante R$ 11 bilhões ao ano para as Prefeituras e esta é a nossa luta”.