AMAMS PROMOVE ENCONTRO TÉCNICO ASSISTÊNCIA: TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

| 15 de Abril de 2024 - 12:50

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) promove nesta quarta-feira, dia 17, o “Encontro Técnico Assistência: Trabalho Social com Famílias nos Serviços Socioassistenciais”, com a perspectiva de reunir 320 assistentes sociais e psicólogos que atuam nesta área. O evento é organizado pelo departamento de políticas sociais e começa às 8h15 e prossegue até as 17 horas. A coordenadora do evento, Laila Souza, salientas que “a ideia é capacitar profissionais para contribuir no processo de atuação prática junto às famílias que estão em situação de vulnerabilidade”. A capacitação será ministrada por técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, esclarece que o evento tem grande relevância social, pois o Norte de Minas saiu recentemente da pior seca da sua história que deixou como impacto o aumento dos casos de pessoas com vulnerabilidade social e por isto é importante preparar os técnicos da assistência social.
  
Laila Souza  destaca que o  foco é ofertar um trabalho continuado para que as famílias possam sair da situação de vulnerabilidade social contribuindo assim no processo de trabalho e automaticamente impactando na vida dos usuários que estão em acompanhamento fazendo com que encontrem saídas possíveis para enfrentamento das situações que vivenciam e ainda provocar a reflexão  com os profissionais, da temática da família e suas múltiplas e contraditórias interfaces com as políticas sociais de proteção a partir do cotidiano dos serviços, além de construir metodologias integradas no trabalho social com famílias nos serviços de assistência social na perspectiva de práticas interdisciplinares e fundamentadas teórica, ética e criticamente.

Na programação, o primeiro painel abordará o tema Trabalho Social, dimensão coletiva no âmbito dos Serviços Socioassistenciais e integralidade da proteção no SUAS. A palestra será ministrada por Deborah Akerman - coordenadora geral de Programas e Serviços da Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social. No Painel 2 o tema será Um Diálogo sobre o Trabalho Social com famílias e indivíduos na Proteção Social Especial - com Márcia Viana, coordenadora geral substituta de Relação do Suas com os Sistemas e Garantia de Direitos.

Na parte da tarde, no painel 3, Deborah Akerman, abordá o tema “Aprimoramento do Trabalho Social com Famílias e Territórios em Situação de não cumprimento de condicionalidades do PBF. Depois Marcia Viana vai falar sobre a relação e Integração operacional entre o SUAS e o Sistema de Justiça.