AMAMS SEDIARÁ O 6º CICLO DE FORMAÇÃO DO SELO UNICEF

| 27 de Março de 2024 - 10:28

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) sediará dia 9 de abril, em sua sede em Montes Claros, o 6º Ciclo de Formação do Selo UNICEF - Avaliando Conquistas & Identificando desafios com os municípios que aderiram ao programa. O evento é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Durante o encontro, as equipes municipais terão a oportunidade de fazer uma revisão geral de entregas, prazos e metodologia de certificação.  

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo, o “Nilsinho”, destaca que o selo UNICEF tem um resultado prático, pois ajudou na queda da desnutrição infantil, reduziu a evasão de alunos na rede de ensino e ainda combateu o trabalho infantil, ao premiar os municípios que fomentaram políticas públicas para a infância. Ele cita como exemplo o programa Leite Pela Vida, que atendeu 150 mil famílias em vulnerabilidade social e minimizou os impactos da fome. “A Amams sempre foi parceira da UNICEF por reconhecer a relevância deste trabalho”, disse.
 
A coordenadora do Departamento de Políticas Sociais da Amams, Laila Tatiane Souza lembra que “este sexto ciclo de formação do Selo UNICEF em Montes Claros tem o objetivo de apoiar e mobilizar os municípios participantes para realizarem um esforço concentrado no desenvolvimento das atividades finais desta edição do Selo. Está focado no fortalecimento das políticas municipais de promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes com ênfase na entrega dos resultados e produtos previstos nos sete resultados sistêmicos, seus respectivos indicadores de impacto social e no eixo de participação cidadã e gestão por resultados previstos na metodologia”.
 
A proposta de programação do encontro, no período da manhã, é compartilhar as orientações sobre o II Fórum Comunitário e, pela tarde, realizar uma revisão geral de entregas, prazos e metodologia de certificação. O momento é decisivo para consolidar o trabalho realizado pelas gestões municipais na entrega de políticas, programas, projetos e serviços de qualidade que garantem uma vida melhor para cada criança e adolescente e como consequência para toda a sociedade. Não há tempo a perder! É preciso concentrar os esforços na entrega dos produtos estabelecidos nos resultados sistêmicos do Selo UNICEF e preparar todo o município para participar do II Fórum Comunitário que vai avaliar os resultados alcançados e apresentar os desafios do fim deste mandato da atual gestão municipal.
 
Para participar deste momento formativo, a Unicef recomenda a presença de três representantes de cada município: Articulador do Selo UNICEF; Mobilizador de Adolescentes e Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ou um(a) mobilizador(a) de uma das áreas temáticas (Assistência Social, Educação ou Saúde).