AMAMS SOLICITA DO GOVERNADOR ZEMA AÇÕES DO PLANO SECA E REFORÇA PEDIDO DE INVESTIMENTOS DE R$ 600 MILHÕES ATÉ 2031
| 21 de Agosto de 2025 - 15:29
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) solicitou ao governador Romeu Zema a efetiva execução das ações do Plano Estadual de Enfrentamento da Seca, lançado em junho deste ano. O pedido foi feito na manhã desta quinta-feira (21/08), durante a visita do governador a Montes Claros, onde inaugurou o viaduto da BR-135 (Anel Rodoviário Sul).
O presidente da AMAMS, prefeito Ronaldo Soares Mota Dias, de São João da Lagoa, representou os prefeitos do Norte de Minas e destacou a urgência do tema. Ele lembrou que o período de estiagem começou em abril e deve se intensificar até novembro, podendo, inclusive, atrasar o início do período chuvoso em razão das mudanças climáticas. O Plano de Enfrentamento da Seca prevê investimentos de R$ 600 milhões até 2031 em diversas frentes, como a instalação de energia solar em poços artesianos e a aquisição de kits de abastecimento de água.
A situação é considerada grave: a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu o estado de emergência em 86 municípios do Norte de Minas, conforme Portaria nº 1.695, publicada em 29 de maio de 2025, no Diário Oficial da União, assinada pelo secretário nacional Wolnei Wolff Barreiros. Com isso, as cidades já podem requisitar apoio federal para ações de convivência com a seca, desde que apresentem projetos técnicos. Além disso, ficam dispensadas da necessidade de licitações específicas para execução dessas medidas emergenciais.
Para a AMAMS, a imediata execução do Plano é essencial para garantir segurança hídrica e mitigar os efeitos sociais e econômicos da estiagem prolongada na região.