EMATER ENTREGA NA AMAMS SEMENTES DE FEIJÃO E HORTALIÇAS PARA VÍTIMAS DA SECA

| 17 de Janeiro de 2024 - 09:10

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) começa a entregar a partir de hoje (16), sementes de feijão e hortaliças para vítimas da seca no Norte de Minas. A entrega hoje será descentralizada em Almenara, janaúba, Januária e Unaí e na segunda-feira, dia 22, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), em Montes Claros. Serão mil sacas de sementes de feijão que atenderá 12.500 produtores da agricultura familiar e de hortaliças para 3.000 produtores em 89 municípios. Estas são as primeiras medidas práticas que chegam às vítimas da seca no Norte de Minas, o coordenador da Emater, José Arcanjo Marques explica que estas sementes ajudarão as vítimas da seca.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, salienta que no dia 22 de dezembro o estado autorizou a Emater-MG a utilizar R$ 2 milhões para aquisição de sementes de feijão, que serão distribuídas para agricultores familiares das regiões atingidas pela seca. Como se trata de uma cultura de ciclo curto, ela permite que os produtores retornem à atividade, com geração mais rápida de renda para as famílias. O anúncio foi feito em Montes Claros pelo presidente da Emater-MG, Otávio Maia. Aliado a isto, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), tem auxiliado os agricultores familiares que adquiriram crédito de custeio com seguro (Proagro, por exemplo) a procurarem a instituição financeira e fazer a Comunicação de Perdas (COP). O agente financeiro será responsável por designar um perito para fazer o levantamento de comprovação das perdas no campo. 

  A estiagem que atinge as regiões Norte, Noroeste e Nordeste de Minas Gerais já afetou 326 mil produtores rurais, conforme levantamento da Emater-MG. O abastecimento de água está comprometido em 78,4% das propriedades rurais, prejudicando o consumo de pessoas e rebanhos.  A área de grãos perdida soma 92 mil hectares, principalmente de milho, feijão e soja. A estimativa é que 91,3% das lavouras com irrigação deixaram de ser irrigadas e que 71% do que já foi semeado nessas áreas deverão ser replantados, caso haja chuva suficiente nas próximas semanas. 

Na pecuária, o levantamento da Emater-MG aponta que, em 56,4% das propriedades, o estoque de volumoso para alimentar o gado (cana, silagem e capineira) está esgotado e 27,8% têm quantidade suficiente para 15 dias. Apenas 15,8% das propriedades pesquisadas possuem alimentação suficiente para o gado para 30 dias.