FUNASA ANUNCIA NA AMAMS QUE LEVARÁ TECNOLOGIA DE ÁGUA POTÁVEL PARA MUNICÍPIOS DO NORTE DE MINAS

| 21 de Agosto de 2018 - 17:16

As comunidades quilombolas, indígenas e sem-terras  dos municípios de Bocaiúva, Francisco Sá, Jaiba, Januária, Manga, Matias Cardoso, Monte Azul, Pedras de Maria da Cruz, São João da Ponte e Varzelândia serão atendidas no projeto “Salta-Z”, da Fundação Nacional de Saúde e que busca assegurar água potável para a população. O projeto foi discutido ontem com os gestores municipais, em Montes Claros, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS. A FUNASA irá liberar R$ 17 mil para a montagem de cada sistema simplificado de abastecimento de água.

O diretor técnico da AMAMS, Raphael de Castro Mota, pediu a ampliação do benefício para os 86 municípios do Norte de Minas. Hoje o evento prossegue, com a discussão dos convênios da FUNASA. A superintendente estadual da FUNASA, Edicleusa Veloso explicou aos participantes do evento que serão aplicados R$ 1 bilhão para atender toda Minas Gerais. Porém, no Norte de Minas foram selecionados esses municípios, depois de realizado diagnóstico. Ela tranqüilizou os gestores municipais, salientando que o órgão tem acelerado a apreciação e análise dos projetos que são feitos a partir de convênios, pois entende a importância do benefício chegar as comunidades. O diretor da AMAMS, Raphael de Castro mostrou-lhe que tem uma expectativa dos prefeitos com esses convênios que estão em processo de análise.

Desde o ano passado que a FUNASA montou na sua sede em Montes Claros um sistema do Salta-Z, a partir de tecnologia desenvolvida em Santa Catarina e isso ficou a disposição dos municípios. Jaime Costa Silva, chefe do Serviço de Saúde Ambiental da FUNASA em Minas Gerais mostrou que a licitação para a compra dos equipamentos já foi realizada e agora está em processo de produção para ser repassada aos municípios. Ele afirma que por causa das eleições desse ano, o beneficio não será liberado em 2018, mas a FUNASA decidiu promover essa capacitação para antecipar as etapas.