Gestores de educação discutem os desafios da educação no Norte de Minas

| 27 de Novembro de 2019 - 09:48

Tem crescido a evasão de alunos adolescentes nas escolas públicas do Norte de Minas e uma das causas dessa situação é que muitos jovens estão começando a trabalhar mais cedo para ajudar a sustentar suas famílias, depois que os pais ficaram desempregados. A situação foi relatada pelos gestores municipais de ensino do Norte de Minas, na manhã dessa sexta-feira, dia 22 de novembro, durante o I Encontro de Gestores Municipais da Educação do Norte de Minas, organizado pelo Departamento de Educação da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
            Na abertura do evento, Ronaldo Mota Dias representou o presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, quando mostrou o trabalho da entidade em ajudar os municípios a enfrentarem seus desafios, capacitando os servidores municipais nas suas áreas. Porém citou que é necessário saber qual a contribuição das universidades, faculdades e institutos federais estão dando para a população, retribuindo os investimentos realizados. Ele lembra ser necessário que os trabalhos de extensão e pesquisas cheguem à ponta, atendendo a população.
            O pro - reitor de Ensino do IFNMG, Ricardo Cardoso, concordou com essa abordagem e lembrou que sua crença é que a educação pode e deve ser responsável pela transformação da vida das pessoas. Por isso, salientou que o IFNMG aceitou esse desafio, apesar de reconhecer que não é uma tarefa fácil. Além disso, ele lembra que o Norte de Minas sempre foi uma região historicamente alijada de oportunidades e sempre foi a mais pauperizada de Minas Gerais. Essa situação faz o IFNMG reforçar o espírito de luta e que o IFNMG se coloca a disposição para contribuir com melhorias na educação básica.
            A coordenadora do Departamento de Educação da AMAMS, Neiva de Cássia Rocha salientou que essa parceria com o IFNMG gerará frutos, nas áreas de educação e social e que em 2020 realizará um evento mais amplo, com todos os municípios. Ronaldo Mota Dias reforçou que as mudanças começam na sala de aula e citou que um município do Norte de Minas gasta em média R$ 1 milhão por ano no município vizinho, porque no local não existe nenhuma empresa regularizada. A conseqüência é que esse município deixa de arrecadar R$ 200 mil por mês de impostos.
            Na sua palestra, o pro - reitor de Ensino do IFNMG, Ricardo Cardoso abordou os principais desafios enfrentados pelos municípios na área de educação, mas deu ênfase na constatação de que reduz a quantidade de alunos que dão entrada no sistema de ensino, assim como ocorre uma evasão muito grande de alunos que na faixa etária de 16 anos, deixam os estudos para trabalhar e assim ajudar os pais a sustentarem a família. Ele cita que isso é reflexo do desemprego no país, pois se os pais estivessem trabalhando os filhos não precisariam sair da escola.