MEDIDA DISCUTIDA NA AMAMS TORNA-SE REALIDADE; GOVERNO COMEÇOU A PAGAR O CARTÃO PIPA PARA SOCORRER VÍTIMAS DA SECA

| 01 de Fevereiro de 2024 - 09:05

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil começou a liberar o Cartão Pipa para os municípios distribuírem água potável para as vítimas da seca. A medida foi anunciada no dia 22 de dezembro, no valor de R$ 21 mil para os municípios contratarem um caminhão pipa e R$ 3 mil para o motorista. A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) apurou que até agora foram liberados os recursos para os municípios de Catuti, Glaucilândia, José Gonçalves de Minas e Pintópolis, que atenderam as exigências burocráticas, preenchendo os formulários com os dados das localidades e quantidade de famílias a serem atendidas. Para maior agilidade, o cartão é repassado diretamente à Prefeitura.
 
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, lembra que o Cartão Pipa saiu agora, quando as chuvas retornaram, mas os impactos da estiagem ainda prosseguem. Ele disse ainda que a Secretaria Nacional também aprovou os pleitos de Aricanduva, Guaraciama, Ibiracatu, Jaíba, Januária, Luislândia,  Rubelita e de Santo Antônio do Retiro. 
 
A Amams através do Departamento de Defesa Civil tem orientado os municípios a elaborarem o formulário, tendo em vista que 135 municípios decretarem situação de emergência e estão aptos a receberem o Cartão Pipa, desde que preencham o formulário. Além do Cartão Pipa, os municípios podem receber cestas básicas e ajuda para equipar os poços artesianos. Outra definição do Governo Federal que a Amams cobra e aguarda com grande expectativa é a medida provisória para renegociação das dívidas rurais, para quem teve perdas por causa da seca.