ONG NORDESTINA IMPLANTARÁ DOIS PROJETOS DE MELHORIA EDUCACIONAL NO NORTE DE MINAS

| 10 de Fevereiro de 2021 - 16:37

A ONG nordestina Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) ajudará o Norte de Minas a melhorar os indicadores educacionais e realizará um trabalho piloto na região. O pesquisador Saulo Faria Almeida Barreto, da IPTI e Ítalo Fernandes, da empresa Norflor se reuniram com o presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho; com a coordenadora do Departamento de Educação, Neiva de Jesus; o superintendente de Desenvolvimento, Walter Moreira Abreu e o assessor Nilson Junior, quando apresentaram os projetos. Serão oito capacitações presenciais e por via remota, que serão realizadas na sede da AMAMS.

    Os projetos iniciais a serem executados nos municípios, de forma experimental, são a “Plataforma TAG” e “Synapse”, tecnologias sociais que foram desenvolvidas em parceria com professoras de escolas públicas municipais de Santa Luzia do Itanhy, no sul de Sergipe. O TAG é um sistema informatizado de gestão escolar, que roda online e offline, pensando nas escolas sem acesso à Internet, com sincronização via pen drive. O sistema está integrado ao EducaCenso do Ministério da Educação e ajuda as escolas no gerenciamento das informações, como matrícula, notas, frequência, etc) e ajuda os municípios no gerenciamento das condicionalidades do Bolsa Família, entre outras funcionalidades.

O Synapse é uma metodologia pedagógica que auxilia os professores e professoras no processo de alfabetização, com foco em português e matemática. Esta metodologia construída em Santa Luzia do Itanhy se multiplicou, disseminando a tecnologia social em outros municípios de Sergipe e do Maranhão, e ajudando os professores destes municípios a incorporarem seus saberes e experiências no Synapse, de maneira que a cada ano e cada novo município a metodologia se aperfeiçoa, sempre buscando contextualizar em relação à cultura e repertório de cada região. O IPTI, com apoio da Norflor, veio propor a reaplicação do TAG e do Synapse, sem custos para os municípios, com a expectativa de contribuir com a melhoria contínua da qualidade da educação e também que os profissionais destes municípios se tornem referência para os demais municípios da região.

O Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação é uma instituição de arte, ciência e tecnologia, sem fins lucrativos, que busca gerar inovações capazes de promover o desenvolvimento humano, a partir da criação de tecnologias sociais nas áreas de educação básica, educação empreendedora e saúde básica. O IPTI começou a dar seus primeiros passos em outubro de 2003, na cidade de São Paulo. Em 2009, a organização decide mudar sua sede para Santa Luzia do Itanhy, sul de Sergipe, um dos municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, para junto com a comunidade local gerar soluções que sejam eficazes em contextos de extrema vulnerabilidade e que tenham potencial de escala. Ou seja, tudo acontece a partir de Santa Luzia do Itanhy. Depois de criadas, geradas e sistematizadas, as tecnologias sociais desenvolvidas naquela região estão prontas para re-aplicação em qualquer parte do planeta.